Edital Exposição

CENTRO CULTURAL BENEFICENTE

RHEMA

Rede Global de Artes

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DO CENTRO BENEFICENTE RHEMA

O Centro Cultural Beneficente REMA (CCBR), inscrito sob CNPJ 04.191.802.390/0001-74, localizado na Rua 200, no459 Setor Leste – Vila Nova, Goiânia, Goiás, torna público para conhecimento de igrejas e interessados evangélicos, que estarão abertas, a partir de 10 de dezembro de 2017, as inscrições para seleção de propostas de quadros, realizado em técnica livre, com o tema: ÁGAPE, para realização de exposição coletiva itinerante promovida pelo CCBR em parceria com a REGAR, em diversas cidades do Brasil, segundo as condições deste Edital, cujo processamento e seleção serão realizados pela curadoria do CCBR e REGAR. O Edital e seus Anexos estão à disposição dos interessados, no site www.redeglobaldeartes.com.br. Demais informações serão fornecidas pelo e-mail: agape.exposicao@gmail.com

______________________________________________________________________________

PÁGINA

ÍNDICE DO OBJETO………………………………………………………………………………. 3

APRESENTAÇÃO …………………………………………………………………………………..  3

OBJETIVOS …………………………………………………………………………………………..  3

CRONOGRAMA ……………………………………………………………………………………..  3

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO……………………………………………………………   3

DAS INSCRIÇÕES …………………………………………………………………………………   4

DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO …………………………………………………………………    4

RESPONSABILIDADES DO CENTRO CULTURAL BENEFICENTE REMA ….  5

RESPONSABILIDADES DOS CENTROS EXPOSITORES ………………………….    5

RESPONSABILIDADES DO ARTISTA ……………………………………………………..  6

DISPOSIÇÕES GERAIS ………………………………………………………………………….  6

ANEXOS ……………………………………………………………………………………………….  7

MODELOS DOS ANEXOS ………………………………………………………………………  8 – 10

_____________________________________________________________________________

  1. DO OBJETO

O objeto do presente Edital é a SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OBRAS DE PINTURA PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE COM O TEMA: “ÁGAPE”, promovida pelo CCBR e a REGAR em diversas cidades do Brasil, conforme características exigidas neste regulamento e seus Anexos.

  1. OBJETIVOS

Realizar exposição de arte itinerante, em centros culturais, salões e galerias, em diversas cidades do país, durante o período de 24 meses, iniciando as exposições no mês de março de 2018 a março de 2020, produzidas por artistas cristão-evangélicos.

3.1       Valorizar, incentivar, aprimorar e registrar a produção nacional de arte

visual cristã-evangélica;

3.2       Reafirmar o pensamento cristão referente à constituição da família, segundo as Escrituras Sagradas.

3.3       Fomentar a atual produção e a pesquisa artística no meio evangélico, e assegurar sua difusão através da realização de exposições de artes em diversas cidades do território nacional;

3.4       Contribuir para divulgação de novos artistas evangélicos, o registro e o acesso à arte cristã-evangélica.

  1. CRONOGRAMA

Abertura das inscrições: 10 de dezembro de 2017.

  1. As inscrições devem ser enviadas até o dia 31 de dezembro de 2017, por e-mail para: agape.exposicao@gmail.com
  2. O evento de lançamento da exposição itinerante em março de 2018. Teremos uma pré-estreia no mês de janeiro no estado de Goiás.
  3. c) As datas e as localidades onde se apresentará a exposição       Serão comunicadas posteriormente aos participantes selecionados.
  1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
  2. a) Poderão se inscrever no presente Edital artistas residentes em todo território nacional;
  3. b) Cada proponente poderá participar com uma ou duas obras;
  4. c) serão aceitas inscrições de quadros com o tamanho mínimo de 30 X 40 cm, e máximo de 90 X 120 cm, realizados em técnica livre (óleo, acrílico, pastel, aquarela, grafite, lápis, sobre tela; pintados, desenhados, gravados, ou laqueados sobre madeira ou metal), com ou sem moldura. Se a obra for emoldurada, o total das medidas deverá obedecer ao tamanho mínimo e máximo estabelecido. Serão aceitas propostas artísticas de qualquer caráter: clássico, moderno, ou contemporâneo;
  5. d) as obras selecionadas deverão estar prontas para serem fixadas e expostas na exposição;
  6. e)       Não serão aceitas obras que fujam ao tema estabelecido: Família – uma proposta de Deus.
  7. DA INSCRIÇÃO

A inscrição é gratuita e poderá ser feitas a qualquer época, a partir de 10 de dezembro de 2017, pelo e-mail agape.exposicao@gmail.com Os interessados deverão encaminhar sua proposta artística e seus documentos, de acordo com as instruções que seguem.

6.1       Cada participante deverá:

  1. a) preencher todos os campos e exigências dos anexos A, B, e C, quando aplicáveis;
  2. b) anexar à proposta cópia da Carteira de Identidade, do CPF ou CNPJ, e do Comprovante de Endereço;
  3. c) incluir um breve currículo do artista;
  4. d) incluir, no caso de Pessoa Jurídica, comprovante da empresa que representa o artista inscrito no presente Edital;
  5. e) incluir imagens das obras propostas em JPEG ou PNG, e impressas;
  6. c) incluir fichas técnicas das obras propostas com: título, ano de produção, técnica, dimensões e valor de cada uma das obras.

6.2       As propostas selecionadas não poderão ser substituídas.

6.3       Os participantes selecionados enviarão posteriormente a documentação relacionada nos item 6.1, letras a), b), c), d) – quando for o caso, e e), para o endereço que lhes será informado.

  1. DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

 7.1      As propostas serão analisadas e selecionadas pelo Curador da exposição, segundo a análise da relevância artística das obras, de acordo com o estabelecido neste Edital, obedecendo-se a data estipulada no item 4, letra a).

7.2       Posteriormente será feita a conferência dos documentos exigidos e as propostas que não atenderem as exigências do presente Edital serão desclassificadas e substituídas, sempre de acordo com os critérios de relevância artística estabelecidos neste Edital, segundo a análise do Curador.

7.3       O Curador também selecionará uma lista de espera, com até 04 (quatro) propostas, classificadas em ordem decrescente, que eventualmente poderão serão aceitas, seguindo essa ordem – no caso de alguma ou algumas das propostas selecionadas não puderem participar do evento, por quaisquer motivos.

7.4       A classificação das propostas seguirá os seguintes critérios:

  1. a) Relevância artística é o principal critério de classificação, que  engloba o conteúdo, o tema, sua pertinência ao momento histórico e ao mundo em que vivemos;
  2. b) A estética, e as soluções formais da obra, como elas se relacionam com o tema proposto;
  3. c) A estrutura da linguagem, material e formalmente;
  4. d) A originalidade da obra, em relação à história da arte, em sua proposta poética;
  5. e) Suas soluções formais e técnicas, independente do suporte e da linguagem, considerando que todas as manifestações de artes visuais têm em sua essência o potencial para a renovação da arte.

7.5       As decisões do Curador são de caráter irrecorrível;

7.6                   Os resultados das seleções realizadas pelo Curador, com indicação das propostas selecionadas, serão divulgados via contato direto com os selecionados através de e-mail e/ou contato telefônico.

7.7      As datas para início e término da exposição nas diversas cidades, no período de 24 meses, serão definidas pelo CCBR, seguindo-se o cronograma estabelecido.

  1. RESPONSABILIDADES DO Centro Cultural Beneficente RhEMA
  2. a) Planejamento das exposições;
  3. b) Divulgação via assessoria de imprensa, site e redes sociais da exposição, dentro dos padrões definidos pelo CCBR e da REGAR.
  4. RESPONSABILIDADES DOS CENTROS EXPOSITORES
  5. c) Limpeza dos espaços expositivos, durante o período de vigência da exposição;
  6. d) Abertura das exposições conforme os padrões usualmente adotados pelo CCBR e REGAR;
  7. e) Fornecer ganchos para os quadros, spots de luz, limpeza para o ambiente;
  8. f) Segurança do espaço expositivo.
  9. RESPONSABILIDADES DO ARTISTA
  10. a) Responsabilizar-se pelo transporte das obras, e de suas respectivas despesas, de seu local de residência até o endereço do Centro Cultural e Beneficente Rhema em Goiânia, GO;
  11. c) Responsabilizar-se pelo seguro das obras, desde a montagem, durante todo o período de permanência da exposição, durante os vinte quatro meses. Cabe ao artista, se considerar oportuno, assegurar suas obras. O Centro Cultural e Beneficente Rhema não se responsabiliza por quaisquer danos, de qualquer natureza, que possam, eventualmente, vir a ocorrer a quaisquer obras, em qualquer momento ou etapa da produção, pós-produção e realização das exposições previstas e que acontecerão através deste Edital;
  12. d) Se possível, participar ou contribuir com eventuais ações educativas organizadas pelo Centro Cultural e Beneficente Rhema sobre a exposição;
  13. e) Eventualmente, esclarecer dúvidas por telefone ou e-mail.
  14. f) Entregar todos os materiais solicitados dentro do prazo estipulado;;
  15. DISPOSIÇÕES GERAIS
  16. a) As propostas selecionadas não serão devolvidas. Caberá ao Centro Cultural e Beneficente Rema definir seu uso institucional, necessário para a realização das exposições, bem como suas modalidades de arquivamento e/ou descarte;
  17. b) Os artistas ou proponentes selecionados, enquanto detentores dos direitos autorais e patrimoniais, cedem ao Centro Cultural e Beneficente Rema, sem exclusividade, o direito de uso de imagem do artista, de seu nome e currículo, de todas as suas obras que participarem do presente Edital, bem como de todas as imagens por ele enviadas no ato da inscrição, a título universal e gratuito, em todo território brasileiro, sem restrições e/ou limitações de qualquer espécie, tais como, mas não limitado a, publicação via internet e referência em obras gráficas e/ou audiovisuais, para toda e qualquer forma de comunicação ao público, em mídias impressas e/ou eletrônicas em caráter irrevogável e irretratável, vigendo por todo o prazo de proteção aos direitos do autor, conforme previsto na Lei Federal nº. 9.610/1998, para o uso do Centro Cultural e Beneficente Rema em todas e quaisquer ações de registro e divulgação de suas atividades, sem fins lucrativos, a critério exclusivo do Centro Cultural. Os artistas ou proponentes selecionados autorizam, inclusive, o uso de imagem e informações para transmissão e/ou retransmissão pela televisão, ou por qualquer outro meio factível, no Brasil, em número ilimitado de vezes, em circuito aberto e/ou fechado, sem que disso seja devido aos artistas ou proponentes selecionados qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.
  18. c) As exposições do Centro Cultural têm caráter exclusivamente cultural. As obras poderão ser vendidas pelos autores aos interessados, em acordo com o Centro Cultural e Beneficente Rhema.
  19. d) O Centro Cultural e Beneficente Rema, se necessário e segundo seus critérios, poderá em razão de fatos supervenientes imprevisíveis (caso fortuito; força maior) ou por questões institucionais relevantes, suspender em caráter temporário ou cancelar em caráter definitivo o presente Edital, a qualquer momento e etapa de sua realização, sem que tal fato implique na alegação de prejuízo aos interessados, ou a terceiros;
  20. e) O artista deverá comunicar eventuais mudanças de endereço e contato;
  21. f) Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos com a equipe do Centro Cultural e Beneficente Rhema;
  22. g) Os casos omissos serão resolvidos pelo Centro Cultural e Beneficente Rhema;
  23. h) O ato de inscrição implica na plena aceitação do presente Edital.
  1. ANEXOS
  2. a) Ficha de inscrição;
  3. b) Modelo para apresentação de propostas artísticas;
  4. c) Modelo de declaração de membros de grupos artísticos para autorizar seu representante junto ao presente Edital e modelo de declaração de pessoa jurídica;

ANEXO A

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME COMPLETO/RAZÃO SOCIAL: ________________________________________________

REPRESENTANTE LEGAL: _______________________________________________________

NOME ARTÍSTICO: _____________________________________________________________

DATA DE NASCIMENTO:__________________ LOCAL DE NASCIMENTO: __________________

NACIONALIDADE: _________________________ RG:______________________ ___________

CPF ou CNPJ: _________________________________________________________________

ENDEREÇO RESIDENCIAL/ COMERCIAL: ____________________________________________

BAIRRO:___________________________ CIDADE: _____________________ ESTADO: _____

TELEFONE RESIDENCIAL: ( ) CELULAR: ( ) TELEFONE COMERCIAL: ( )_____________________

E-MAIL:____________________________ SITE:______________________________________

TÍTULO DA OBRAS ____________________________________________________________________________

TÉCNICA (desenho, pintura, gravura, aquarela, pastel, etc): ____________________________ _____________________________

Caso sua proposta não seja selecionada, deseja participar do processo de seleção para a lista de espera? Sim (  )         Não (  )

 

____________________________________________

(Assinatura)

 

___________________________________________

(nome completo)

ANEXO B

DECLARAÇÃO (para representante de grupo Pessoa Física)

Declaramos, para os fins de inscrição no EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL BOULEVARD LONDRINA SHOPPING que nomeamos o(a) Sr(a) _______________________________________________________(nome completo), __________________ (cidadania), ____________________ (estado civil), ____________________________(profissão),________________________________ RG _________________________________,CPF ____________________ residente na ______________________________________________, n° __________ (endereço), ________________________________ – ______ (cidade-estado), CEP __________, como representante do grupo artístico _____________________________. Esta declaração terá validade de um ano, a partir da data da emissão. (Elencar abaixo todos os participantes do grupo, com nome completo, n° do CPF e do RG. Recolher assinatura de todos, inclusive de seu representante).

Ass:_______________________________________________________ Nome______________________________________________________ CPF:____________________RG:_____________________________

Ass:___________________________ Nome_________________________________________ CPF:____________________ RG: ______________________________________

Ass:__________________________________________________________ Nome_________________________________

CPF:_____________________RG:__________________________________ Ass:___________________________ Nome_________________________________________ CPF:____________________RG:______________________________________ Ass:___________________________ Nome_________________________________________ CPF:____________________RG:___________________________________

Ass:___________________________ Nome_________________________________________ CPF:____________________RG:_______________________________________

____________________________________(cidade e data) De acordo (Assinatura)_________________________________ (nome completo do representante do grupo)

 

ANEXO C

MODELO DE DECLARAÇÃO (para representante de grupo Pessoa Jurídica)

Declaramos, para os fins de inscrição no EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OBRAS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DO CENTRO CULTURAL BENEFICENTE RHEMA que possuo vínculo com a empresa ____________________________________________________________________ ,

CNPJ n° ____________________________, pessoa jurídica de direito privado, cujo objeto é ______________________________________________, sendo nomeado o(a) Sr. (a) _________________________________________________________, _____________(estado civil), natural de__________________(cidadania)__________, ___(profissão)___________________________,RG____)___________ ________, CPF_______________________residente na_________________________,n°_____, (endereço), ___________________________________ – ______ (cidade-estado), CEP _____________________________, como representante do artísta __________ ______________________e responsável. Esta declaração terá validade de dois anos, a partir da data da emissão. (Elencar abaixo os dados do artista, com nome completo, n° do CPF e do RG. Recolher sua assinatura, inclusive a de seu representante.)

Ass:___________________________

Nome______________________________________________________

CPF:__________________________ RG: __________________ __________

 

Ass:__________________________________

Nome________________________________________________________

CPF:___________________________ RG: _________________ ___________

 

__________________________________________________ (cidade e data)

 

Para participação faça download do edital:

Edital Exposição Ágape (24 downloads)